Segurança ou liberdade: cedo ou tarde, todos fazemos essa escolha

Você precisa decidir se sua vida será dirigida à conquista de SEGURANÇA ou se sua vida será dirigida à conquista de LIBERDADE. A escolha entre esses dois conceitos muda brutalmente suas prioridades, a que você dedica seu tempo e o seu estilo de vida.

Para quem busca SEGURANÇA, um bom emprego é a meta, mesmo sabendo que sua empresa pode ser vendida e você demitido. Se o emprego for público, a sensação de segurança é ainda maior, não importa se ocupará uma função incompatível com sua vocação ou frequentará ambientes que não se sente motivado.

Para quem busca LIBERDADE, estar preso 44 horas por semana numa empresa, sem a possibilidade de viajar de férias fora da alta temporada, decidir mudar de cidade ou país ou de definir o projeto em que deseja investir, é inconcebível. Para quem busca liberdade, ter tempo e recursos suficientes para desfrutar da família com qualidade é sua prioridade absoluta.

Muitos vagam pela vida sem entender que viver num desses dois estilos de vida é uma questão de escolha, pois herdaram da sociedade um modelo dentro da caixa do qual sentem muito medo de mudar. Medo que os impulsiona com todas as forças a buscarem uma sensação de SEGURANÇA.

Por outro lado, os que até admitem que gostariam de viver uma vida com LIBERDADE logo sentem-se intimidados a darem este passo, pois durante anos todo sistema educacional convencional o treinou a sentir-se bem sucedido porque conseguiu um emprego com um bom salário no final do mês e desqualificou os que tentaram sair desse modelo industrial.

Não adianta ficarmos filosofando. No final do dia, você terá que decidir o que deseja para sua vida, se é que já não decidiu sem perceber, levado pela correnteza e acabou segundo a boiada, tornando-se um a mais na multidão. Sei que muitos não gostam desse assunto e até se sentem ofendidos por ele. No entanto, meu papel aqui é lhe dizer: você tem escolha.

Não estou dizendo que seja fácil fazer essa escolha e nem que você não sentirá medo, muito medo. Estou apenas dizendo que os que conquistaram a liberdade são os que tiveram a coragem de deixar a ração diária e garantida pelo galinheiro e subiram uma montanha a fim de saltarem de lá de cima para voar e caçar sua própria comida, sem garantias, porém sem limites, onde quiserem e quando quiserem: isso é LIBERDADE.

Um fim de semana é um ótimo momento para refletir sobre como você deseja viver os seus breves anos neste planeta.