Invista em alianças

Eu ainda era adolescente quando o meu falecido tio João, que tinha uma madeireira numa pequena cidade no sul, me contou que havia negado um pedido em que teria 100% da sua produção comprada por seis meses, com pagamento à vista. Ele me explicou então que, se aceitasse, apesar de ser um excelente negócio, nesse período ele teria que deixar de atender os clientes que, com pequenos pedidos, o haviam sustentado até aquele momento. Isso faria com que, quando o tio João voltasse a atender a comunidade, ele tivesse perdido esses pequenos clientes, que já teriam buscado um concorrente para a prestação do serviço. O tio João sabia cultivar alianças.

Posso dizer que investi em muitas coisas na minha vida. Talvez, a maioria não tenha me dado retorno, mas as que deram compensaram todos as demais e, entre elas, posso dizer que as com maior retorno foram as alianças, que também são as que mais me deram e ainda me dão alegrias.

Porém, por muito tempo não enxerguei a importância das alianças e muitas vezes as coloquei em risco. Algumas vezes, cheguei até a quebrá-las, pois tinha uma visão curta e imediatista, em que o
transacional era mais valioso do que a lealdade. Enxergar o que me custava era óbvio para mim,
por isso, perdia por roer a corda com pessoas que estavam me entregando a sua confiança. Isso
me fez atrasar um pouco o meu crescimento, até o dia em que ficou claro. Então, tudo mudou.

Quando vejo uma pessoa miserável na sua velhice, abandonada pelos filhos e sem ninguém por ela, sinto compaixão, mas também não deixo de refletir sobre as escolhas que essa pessoa fez no
percurso da vida.

Alianças nos âmbitos pessoal e profissional podem levá-lo mais longe e com regularidade. Investir em alianças significa, muitas vezes, abrir mão de uma oportunidade aparentemente imperdível em troca de manter aquilo que provou ter consistência. Isso vale para relacionamentos, clientes, lideranças e liderados.

Você não é forte o tempo todo, não está presente em todo o lugar e somente as pessoas com as quais você construiu alianças o defenderão quando você não estiver. Elas lutarão por você até mesmo quando você estiver dormindo.

Invista em alianças. Vale a pena.