Embaixadas ABC do Futuro: relacionamento constrói conexões duradouras

Grupo de cinco Embaixadas, liderado por Vinícius Callegari, vê, na troca de experiências e dicas entre os participantes, sua principal característica.

 

Foi por ser um entusiasta do empreendedorismo e do protagonismo que Vinícius Callegari, líder das Embaixadas da região do ABC, em São Paulo, decidiu se juntar ao projeto, em outubro de 2017. “Tenho convicção de que nós podemos mudar a nossa realidade, e a das pessoas ao nosso redor, compartilhando conhecimento, fortalecendo relacionamentos e criando novos líderes, que são justamente os pilares desse movimento espontâneo”, afirma.

Para o empreendedor, o relacionamento, acima do networking, visa a construir conexões duradoras e grupos que, juntos, organizam formatos diferenciados de aprendizagem. “Temos diversos modelos de reunião para engajar os participantes, como o hotseat (quando um empreendedor senta no meio da roda e apresenta o seu problema), aulas com temas específicos, com um moderador para direcionar a discussão, encontros baseados em conteúdos do meuSucesso.com e até happy hours”, comenta Callegari.

O grupo Embaixadas ABC do Futuro – que compreende as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema e Mauá – conta, hoje, ao todo, com mais de 40 participantes. As reuniões semanais têm sempre o objetivo de proporcionar uma troca de informações em que todos podem opinar e ajudar os colegas a encontrarem meios alternativos para gerenciar suas empresas. “Negócios já foram criados nas nossas Embaixadas, outros, pivotados, alguns até engavetados, outros, ainda, alavancados”, ressalta.

De acordo com o líder, foi em um dos encontros que um empreendedor recebeu uma dica que o ajudou a sair de um entrave financeiro. Ele operava com um empreendimento de produtos artesanais. Por ser algo que leva tempo para ser produzido, gerava um dilema: como atender a alta demanda e aumentar o faturamento? O problema foi compartilhado na Embaixada e dali nasceu a solução: aumentar o preço do serviço prestado. “Deu muito certo. Essa é a prova de que, muitas vezes, pensar sozinho, quando se está dentro da situação, pode ser muito menos eficaz do que buscar as conexões corretas”.

O que chama mais a atenção dos participantes é a voluntariedade do movimento. “Os novos membros ficam aguardando o momento em que será apresentado algo, como um produto ou um tipo de negócio. Eles, de início, não conseguem entender que quem está ali é porque quer, porque acredita que a transformação começa com a conexão genuína entre pessoas que trocam ideias sobre desafios comuns. Negócios entre os participantes acontecem, sim, mas eles são a consequência do relacionamento criado. Isso é impactante pra quem ainda está conhecendo o movimento”, destaca Callegari.

O empreendedor conheceu o projeto por meio de um amigo e, hoje, dá suporte para outras pessoas fundarem Embaixadas por todo o Brasil. “Eu comprei essa ideia desde o início, primeiro pelos objetivos e o formato que tem, segundo, por quem estava por trás. Tenho sido recompensado em conhecer pessoas maravilhosas, que têm a mesma visão de podermos, juntos, construir um país protagonista, começando de onde nós estamos e impactando localmente. Nesse sentido, agradeço, especialmente: Juliana Polisel, Antônio Davanzo, Charles Souza, Felipe Garbin, Nicacia Silva, Cláudio Rodrigues e Silvana Rosa”.

Sobre as Embaixadas

As Embaixadas surgiram a partir de um movimento espontâneo de simpatizantes do universo empreendedor, que decidiram começar a se reunir com o objetivo de debater conteúdos relacionados a empreendedorismo, promover networking e desenvolver habilidades em comunicação e liderança. A primeira Embaixada foi fundada em Vila Velha, no Espírito Santo, em fevereiro de 2017. Hoje, já são mais de 350 espalhadas por todo o Brasil. Para participar desse movimento, escreva para lucia@meusucesso.com