Otimismo: você está fazendo isso errado

Negar a realidade não é ser otimista. É ser alienado. Para solucionar um problema, o primeiro passo é identificá-lo. Para curar um doença, o primeiro passo é ter um diagnóstico. Fazer de conta que um problema não existe não o resolve. Negar uma doença não traz a cura.

Diante da constatação de uma realidade, uns se acovardam e outros enfrentam. Só com o diagnóstico de um problema é possível produzir a indignação que gera a ação. A ação só é produtiva quando o diagnóstico é preciso e real.

O mundo precisa de gente que tenha coragem de enfrentar a realidade sem medo. Falo das mazelas brasileiras com a mesma intensidade da competência que tenho para driblá-las e empreender com sucesso neste país.

Negar a realidade e fazer pose de positivista é uma boa receita para o fracasso. Enxergar a realidade e fazer-se de vítima é uma receita melhor ainda.

Enxergar a vergonhosa realidade, indignar-se e responder com seu sucesso é um tapa na cara da sociedade.

Eu escolhi empreender, vencer e encarar a realidade, mesmo que ela não seja exatamente o que eu gostaria. Afinal, de alienados, o Brasil já está cheio, e eu não quero fazer parte dessa estatística.