O desgaste do empreendedor

O vendedor e o empreendedor são atletas de alta performance e como toda profissão de alta performance, constantemente precisa estar superando limites e exigindo o melhor da sua mente e corpo. É natural que esse alto giro consuma a sua energia e, eventualmente, cause até mesmo um certo desgaste.

Ocorre que quando acontece esse desgaste que é natural por conta da frenquencia de trabalho que a profissão exige, classicamente teremos dois tipos de reações: a madura e a imatura. Eu mesmo já vivi os dois cenários. Ainda como um executivo descobrindo o meu potencial, quando me casei, estava muito pilhado conquistando o meu espaço profissional e me dei conta que somente sentia prazer em trabalhar, que trabalhava muito, muitas horas por dia e chegava e me sentir de certa forma perdendo tempo quando ia passear no shopping, por exemplo. Essa conclusão me fez reagir num primeiro momento de maneira imatura, percebi o meu desequilibrio e fui para o outro extremo. Passei a impor limites no meu trabalho, limites na minha dedicação em nome da pseudo qualidade de vida e me tornei uma outra pessoa diferente, mediocre, em nome do objetivo nobre de ter qualidade de vida. É claro que aquele não era eu mesmo e logo logo estaria começando a fracassar em todas as áreas e a me frustrar com aquele estilo de vida pacata que não combinava comigo.

O profissional maduro sabe que não precisa negociar a sua identidade empreendora de buscar superar os limites mas, que deve saber dosar e conciliar os papéis. Negar a sua essencia empreendora não vai faze-lo mais feliz. Todos precisamos do estresse do empreendorismo e também saber o hora de parar pra descansar.

Quando vejo hoje um Jorge Paulo Lemann jogando tênis aos 75 anos, eu vejo um homem maduro que sabe que precisa se superar independentemente da sua idade. Isso me motiva e me incentiva também a continuar sendo um atleta da minha profissão. Enquanto eu estiver vivo quero jogar o jogo com todos os meus talentos, respeitando os limites da minha idade e momento, mas nunca me furtando de me superar pois essa é a minha essência, vendedora e empreendedora.