Não é tarde

E aí, GV, tudo bem? Não? O que está rolando? Ah, entendi. Está meio chateado porque as coisas não estão acontecendo como você esperava, não é? Sei… Mas você já identificou se a razão não é o fato de você estar errando na execução ou ter criado uma expectativa errada?

A segunda opção acontece demais. Por exemplo, muitas pessoas passam anos na faculdade, vivendo como se a vida se resumisse a tirar boas notas numa prova. Quando entram no mercado de trabalho, ou seja, no mundo real, descobrem que o que consideraram sucesso por tanto tempo era apenas um ambiente de simulações muito superficial e aí perceberam que estavam meio perdidos.

Pare de achar que não dá mais tempo, que ficou para trás e blá, blá, blá. É claro que o tempo que você gastou com a cabeça somente nas festinhas não volta. Mas não adianta ficar aqui se lamentando como se você fosse um coitado. Além do mais, desse jeito vai acabar perdendo ainda mais tempo.

Que velho o quê, campeão? Você ainda tem menos de 30 anos! Está rolando aquela preocupação básica de que os 30 estão chegando e você ainda não emplacou, não é? Compreendo, isso é muito comum. Ou está chegando nos 40 sem ter feito seu gol de placa? Muitos empreendedores começaram somente depois dos 40 ou até 50.

Pare, pare, pare de mimimi! Não quero mais ouvir você dizendo: “Todos os meus amigos estão bem, com carro novo, com bons empregos e eu aqui”. Primeiro, nem sempre as aparências representam a realidade. E, segundo, cada um colhe o que planta, campeão. Agora é hora de ter a dignidade de assumir as falhas, aprender com elas e levantar a cabeça.

Faça um plano de voo e decida o que quer para sua vida. Se não acredita na empresa em que trabalha, troque imediatamente e não perca tempo. Além disso, busque inspiração em referenciais grandes, mas enxergue sua realidade em vez de ficar viajando. Saiba exatamente onde está para poder traçar sua rota para onde deseja chegar.

Agora, por que não considerar empreender? Não fique apenas com aquela ideia convencional de arrumar um emprego ou estudar para um concurso público. Está cheio de oportunidades em várias áreas no mercado para empreender. Se você não sabe o que fazer exatamente, pesquise uma franquia numa área da qual goste.

Comece pequeno, mas pense grande!

Bem, reflita com carinho. O tempo perdido realmente não volta e jamais será recuperado. Mas é no presente, no agora, que é possível plantar seu futuro. Ou seja, se você não está colhendo o que gostaria é porque não plantou o que deveria. Então, se quer construir um grande projeto em seu futuro, fique esperto, porque você vai colher exatamente o que está plantando neste exato momento.

Levante a cabeça e vá fundo.