Mudar de ideia é para inteligentes

Não se engane. A reação mais comum de alguém que é culpado por um crime ou erro que cometeu é se fazer de vítima, perseguido e injustiçado. Não tenha medo de se decepcionar. Chegar à conclusão de que estava enganado sobre um determinado assunto é melhor do que permanecer no erro.

Uma vez, um amigo recebeu um e-mail de um suposto gerente de banco dizendo que 200 milhões foram depositados na conta de um de seus clientes na Costa do Marfim e por mais de dois anos esse dinheiro não era movimentado. Segundo ele, pelas leis do país, depois desse tempo, o dinheiro seria enviado para o governo. Como o dono do dinheiro supostamente teria morrido, o suposto gerente propôs ficar com 20% da dinheirama em troca de meu amigo permitir que ele depositasse os 200 milhões em sua conta. Para isso, ele precisaria apenas pagar uma taxa de 200 dólares num cartório para validar a documentação como o novo dono do dinheiro.

Era um golpe safado, é claro, para ganhar 200 dólares de espertalhões de olho grande. Mesmo que não fosse um golpe, seria um roubo. Na realidade, esse amigo ficou muito triste quando eu provei que era um golpe. No fundo, ele já estava acreditando e fazendo planos com o dinheiro. Mordeu a isca. Ficou triste porque esteva gostando de ser enganado. Isso mesmo, muitas pessoas se apaixonam por aqueles que os enganam. É estranho, mas muito comum.

Em 20 anos, flagrei cerca de cinco pessoas roubando em minhas empresas. Gerentes financeiros que se aproveitaram da confiança que tinham para roubar. Em todas as vezes, fiquei feliz por descobrir. Todas as vezes, esses gerentes se fizeram de vítima, perseguidos e injustiçados. Os casos foram entregues à polícia com as respectivas provas e eu segui adiante.

Portanto, se você defendeu com unhas e dentes uma ideia, ideologia, um projeto ou pessoas que você um dia acreditou que eram confiáveis e competentes, mas você descobriu que elas não eram bem o que você pensava, ou que não eram honestas como você imaginou, ou que na realidade eram completamente incompetentes, não tenha medo. Mude de ideia e fique feliz por ter descoberto a tempo de mudar em vez de continuar acreditando na mentira por mais tempo.

Mudar é para gente inteligente, desprendida e aberta a ser feliz com novas ideias. Afinal, descobrir a verdade é muito melhor do que permanecer enganado, defendendo e queimando o próprio filme.