Visão, coragem e competência

Para empreender é preciso ter visão

A visão é resultado de um exercício de imaginação. A imaginação, por sua vez, consiste na criação de hipóteses dentro de um ambiente virtual cerebral, exibidas, como num filme, de forma bem realista para seu autor. Quando tudo isso acontece dormindo, chamamos de sonho.

A capacidade de enxergar uma oportunidade ou de criá-la é possível somente por alguém que esteja livre dos formatos dominantes e dos paradigmas estabelecidos. Dentro da caixa, só é possível contemplar o óbvio. Fora dela, não há limites para todas as hipóteses.

Para empreender é preciso ter coragem

Coragem não significa ausência do medo. Diante do medo, a maioria se acovarda, enquanto uma minoria decide partir para o enfrentamento.

Mesmo diante da mais bela visão, sem a coragem necessária, toda ideia vai para dentro da gaveta. A covardia é a gerente geral do cemitério das ideias.

Para empreender é preciso ter competência

Cheio de coragem e com uma boa ideia debaixo do braço, um empreendedor, para colocar em prática seu projeto com sucesso, precisa ser competente na execução.

Um dos primeiros desafios que exige competência de um empreendedor é levantar o capital necessário para iniciar sua jornada. Muitos já fracassam nesse primeiro obstáculo sem sequer ter entendido que angariar capital é uma questão de competência e não de oportunidade.

Um bom projeto, quando apresentado com perseverança e competência, terá fila de investidores que desejam se associar ao empreendedor. Por isso digo: investidores não buscam ideias, simplesmente. Buscam empreendedores competentes para colocarem sua boa ideia em prática.

Mas quem é o investidor? Pode ser o seu vizinho, amigo, namorada, sogro, banco, fundo, empresa ou até o seu concorrente. Investidor é qualquer pessoa ou grupo de pessoas que tenham sido influenciados por sua apresentação que acreditaram que vão recuperar o capital rapidamente e lucrar com sua gestão, durante a execução do projeto.

De nada adiantaria uma bela visão, desenvolvida por alguém muito corajoso, mas que na hora de colocar em prática suas ideias, seja incompetente.

Para empreender com sucesso é preciso ter: visão, coragem e competência.