Uma reflexão sobre os índices de violência no Brasil

O Business Insider publicou uma lista das cidades mais violentas do mundo, levando em conta o número de homicídios praticados proporcionalmente ao seu número de habitantes.

Nas vinte primeiras posições do ranking, contamos com o impressionante número de 7 capitais brasileiras (35%). Das vinte, 19 estão localizadas na América Latina (95%).

ranking

Se considerarmos cidades brasileiras menores, há situações ainda mais alarmantes, como é o caso das cidades mencionadas no outro gráfico, com destaque para a cidade de Caracaraí, em Roraima, que tem a impressionante taxa de 210,3 homicídios por cada 100 mil habitantes, que é de dar inveja em qualquer cidade do Iraque, que tem uma taxa de 65 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Para fazer uma comparação, eu moro em Lisboa, a maior cidade portuguesa, que, segundo a Eurostat, tem uma taxa de 0,48 homicídios por cada 100 mil habitantes. Já a cidade Europeia mais violenta é Amsterdã, com somente 3,65 homicídios por cada 100 mil habitantes.

Para efeito de comparação, Belo Horizonte, a capital mineira, tem mais de 40.1 homicídios por cada 100 mil habitantes, enquanto, na média, o Brasil apresenta uma taxa de 25,2 homicídios por cada 100 mil habitantes.

Será que estamos mesmo no caminho certo ou precisamos de mudanças?

quadro

Comentários

comentários