Um ciclo que se fecha

Hoje, encerrei mais um ciclo em minha vida. Um ciclo que se iniciou há 19 anos, quando fundava a primeira escola de inglês da Wise Up, no Centro do Rio de Janeiro.

No ano passado, quando vendi o Grupo Ometz, do qual a WiseUp faz parte, para a Abril Educação, me tornei o segundo maior acionista desta companhia, que é listada na BOVESPA.

Hoje, depois de 18 meses e de cumprir meu compromisso contratual, vendi minha participação nessa companhia para o fundo soberano do Governo da Cingapura, um dos maiores do mundo e com mais de 100 bilhões de dólares em ativos.

Fico bastante satisfeito em ver que a Abril Educação tem um ótimo futuro, em especial pela gestão responsável e humana de Mario Ghio, seu novo presidente, que tem demonstrado estar bem mais preparado que o seu antecessor para conduzir os negócios do grupo que, a cada dia, tem se fortalecido através de seus principais acionistas.

Quanto aos franqueados do Ometz, pessoas especiais pelas quais tenho um enorme carinho, respeito e saudades, continuo daqui de fora na torcida. Não há dúvidas de que vocês têm em suas mãos um excelente produto num mercado que ainda tem muito o que ser explorado.

Se eu tivesse que lhes dar uma dica para o momento atual, seria: mantenha sua identidade, o “nosso jeito”. Sem isso, qualquer empresa se tornaria uma a mais na multidão de empresas do mercado. Já com o “nosso jeito”, sabemos muito bem o que se é possível ser conquistado.

A propósito, um dos maiores desafios de uma empresa grande é tentar manter a humanidade, o olhar nos olhos com profundidade, em outras palavras, sem aquela típica superficialidade corporativa, além de ser capaz de preservar sua própria cultura. Gestores que são bem sucedidos nesse quesito terão sempre em seu comando mais do que uma empresa grande, mas sim uma “grande empresa” com resultados fantásticos, funcionários engajados e franqueados prosperando, além de um crescimento exponencial bem acima do que se atinge nesse mercado repleto de empresas comuns.

Desejo à Abril Educação um futuro de muitas conquistas.