Trabalhadores que investiram seu FGTS na Petrobras

Mais de 312 mil trabalhadores investiram até 50% de seu suado FGTS nas ações da Petrobras em 2000. Em 2008, as ações da maior estatal brasileira valorizaram bastante e chegaram a valer 103 reais. No entanto, os trabalhadores viram nos últimos meses seu dinheiro evaporar por conta dos escândalos de corrupção descobertos na companhia, que envolvem executivos da estatal, fornecedores e políticos, todos eles ainda sob investigação.

O valor da ação da Petrobras estava cotado nesta quarta-feira (17) a R$ 9,57, o que representou para os que investiram seu FGTS uma perda de 90,7%, por terem apostado na companhia e em sua gestão.

Investir em bolsa é assim. Sempre significa riscos de ganhos ou de perdas. No entanto, é muito importante avaliar bem a confiabilidade da gestão das empresas listadas. Se for uma estatal, por exemplo, é fundamental avaliar bem a confiabilidade do governo e suas políticas para não correr o risco desnecessário de ver seu patrimônio escorrer por entre os dedos da noite para o dia, como foi o caso dos trabalhadores que investiram o FGTS na Petrobras.