Sobre a esperança

Esperança é resultado de um conjunto de convicções relacionadas ao futuro que, juntas, têm um enorme poder de influenciar a maneira como você vive o presente.

Quando sua esperança está em alta, até a maneira como você lida com os problemas cotidianos muda. Você os enxerga como provisórios, pois seus olhos e expectativas estão lá no futuro.

Por outro lado, quando a esperança está em baixa, até mesmo pequenos percalços passam a ser considerados insuportáveis. Os dias ficam cinzas, o humor azeda, as piadas perdem a graça e as dúvidas tomam quase todo o espaço.

Quer roubar a alegria de uma população? Roube sua esperança. Sem acreditar em seu futuro, sobram apenas o medo, insegurança e estresse. Aliás, esse é um clássico cenário onde o medo, definitivamente, venceu a esperança.

Como resgatar sua esperança no meio do caos? Exercite o futuro e planeje como você pode chegar lá, dividindo seu plano de ação em tarefas diárias.

Criar projetos alimenta sua esperança, sejam projetos pessoais, como ter um filho, casar-se, planejar e se preparar para participar de uma maratona etc. Projetos profissionais também podem ocupar seu tempo com o objetivo de conquistar um futuro melhor.

A esperança mora no futuro, mas seu poder traz toda cor para seu presente.

A esperança racional evita ilusões e desilusões. Use com moderação.

A esperança é um anti-depressivo natural. Não saia de casa sem ela.