Resiliência: algo que você precisa desenvolver

A resiliência é a capacidade que uma pessoa tem ao lidar com os problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, tais como o estresse, perdas, etc., sem entrar em surto psicológico e com condições de enfrentar e superar as adversidades.

Todos sabemos que não temos como controlar as circunstâncias externas de nossas vidas e muitos acontecimentos podem nos abalar para sempre. A morte de alguém que amamos, uma traição, a perda do emprego, um divórcio, feridas produzidas por amigos, entre tantas outras coisas. Eu mesma já vivi algumas dessas situações e, no momento, pensava que não iria suportar. Era como se eu acreditasse que aquela dor insuportável que tinha invadido meu peito, minha alma, nunca mais iria embora, que ela iria me acompanhar para sempre. Ela era tão forte, tão devastadora, que em alguns momentos desejei morrer, desejei sumir, desejei dormir e não mais acordar. Mas, para minha surpresa, eu não morri, não sumi e acordei mais forte. Foi como exercitar um músculo que dói muito no primeiro dia de exercício mas, ao não desistir, a cada novo dia você ganha mais força e mais peso pode ser somado.

Você não conhece toda a sua força interior. Você não sabe do que realmente é capaz. Então, quando achar que não aguenta mais e der vontade de desisitir, persista! Acredite. Se outros já conseguiram, você também irá conseguir! Você precisa resistir nos momentos de maior tensão. Dê-se o direito a mais cinco minutos, a mais um dia, a mais uma semana. Coloque uma vírgula no lugar de um ponto final. E você descobrirá uma enorme força nascer em você mesmo em meio a sua maior fraqueza!