Reinventando-se

Uma das certezas que temos é de que tudo vai mudar. Nosso sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã, por isso devemos a todo tempo estar dispostos a nos reinventarmos. Uma pessoa pode ter uma vitória aqui ou acolá, mas ter uma vida vitoriosa significa que essa pessoa teve que muitas vezes rever seus conceitos e recomeçar. De fato, só se mantém vencendo quem se recicla e se reinventa. Quem não está com essa disposição dificilmente passa de um ciclo para o outro.

Um ciclo é como se fosse uma onda, que surfamos, ela quebra e depois vai perdendo a força até virar espuma na areia da praia. Quem não sai daquela onda e vai buscar a nova que está vindo atrás vai acabar junto com a espuma na beira da praia. Falo isso com o cuidado de você não justificar seu fracasso achando que tem que trocar de onda, empresa ou projeto. Quando me refiro a se reinventar, estou me referindo a pessoas bem sucedidas, que tiveram conquistas reais, resultados concretos em algo, mas que, para avançar, voltar a brilhar, precisaram se renovar e surfar a nova onda.

Pode ser uma nova estratégia, uma mudança radical ou até mesmo um resgate de princípios que foram perdidos ao longo do tempo. Entre as coisas que mais limitam as pessoas vitoriosas estão suas próprias conquistas, pois, quanto mais obtêm sucesso, mais acreditam que não precisam mais fazer determinadas coisas, e muitas vezes se distanciam das atitudes que as levaram a vencer. É muito mais difícil se relacionar com o sucesso do que com o fracasso. Para surfar uma nova onda e seguir vencendo é necessário libertar a mente e soltar a criatividade. Uma onda nunca será igual a outra, pois somente quando estamos livres para fazer o que for necessário surfaremos as diferentes ondas nos diferentes momentos da vida.

Se você ainda não venceu, persevere, que uma hora você consegue. Mas se você já teve vitórias e faz um tempo que não sente aquele gostinho de realizar algo desafiador, está na hora de se reinventar e voltar a vencer.