Receita para acabar com a pobreza

Riqueza não se transfere, se cria. E ela só é criada com conhecimento. Conhecimento, sim, pode e deve ser transferido.

Ao longo das últimas décadas, criou-se mais riquezas que nos últimos séculos. Essa mesma capacidade, nas devidas proporções, está dentro de cada um, sem exceção.

Logo, a pobreza só pode ser exterminada se houver uma mudança na mente, deixando de lado a mentalidade medíocre, vitimista e paternalista em troca de um estilo de vida que protagoniza o indivíduo como centro de seu destino, sendo o único construtor de sua própria riqueza. Como se faz isso? Pois é, esse é o conhecimento que deve ser compartilhado. É isso mesmo que você entendeu. Mente pobre produz pobreza. Mente próspera produz riqueza. Mente proletária produz pobreza. Mente protagonista produz riqueza.

Uma sociedade treinada para se sentir dependente do Estado se tornará cada vez mais pobre, pagará mais impostos e terá mais problemas em sua economia. Uma sociedade treinada para ser protagonista terá mais chances de ser autossuficiente, será mais livre e o conhecimento será mais acessível a todos.

Agora, vamos deixar a sociedade de lado. Falemos somente de você. Ainda que você viva numa sociedade muito diferente da que escrevi acima, você é um indivíduo que pode ter ideias, crenças e comportamentos diferentes que podem lhe ajudar a prosperar. Nada pode lhe impedir de decidir não ser um a mais na multidão e de buscar se destacar em meio a uma massa padronizada.

No final do dia, não podemos controlar o destino de nossa sociedade, mas somos os únicos que podemos decidir qual o destino que teremos em nossas vidas.