Por que o Panetone brasileiro é mais barato no exterior?

O Panetone Bauducco, fabricado no Brasil, embalagem de 750g, custa 30 reais em São Paulo.

O mesmo produto, da mesma marca, exportado para o Canadá, custa no mercado 7,99 dólares canadenses, o que equivale, a câmbio de hoje, a 18 reais, ainda que para o poder de compra do canadense os 7,99 dólares sejam equivalentes a 7,99 reais.

Bem, como um produto fabricado no Brasil é exportado para o Canadá e – já considerando os custos de exportação, viajando milhares de quilômetros, bem como as margens do varejo local – pode custar mais barato do que custa para você no Brasil, no final das contas?

A matemática é bem simples. A principal razão é a carga tributária brasileira. Para comprar no Brasil, o governo é mais voraz na hora de meter a mão em seu suado dinheirinho.

Caso você não saiba, o imposto embutido sobre o preço do Panetone no Brasil é de 34,63%. Ou seja, dos 30 reais que você paga no mercado, R$ 10,39 vão direto para o natal gordinho do governo.

Mas não fique triste. Pagamos muito, mas temos uma boa educação, transporte público eficiente, hospitais públicos de alta qualidade e segurança pública para andarmos em paz com os nossos filhos pelas ruas da cidade, igualzinho no Canadá, não é? (IRONIA)

E, pelo visto, os impostos vão aumentar ainda mais, já que os gastos do governo em 2014 foram maiores do que a arrecadação que vem batendo recordes a cada ano. A propósito, a CPMF parece que já está a caminho.

Não sabe o que é CPMF? Acho bom você pesquisar, porque ela vai morder o seu bolso…

Fonte: Estadão