Os dois lados da moeda

Quer trabalhar menos? Então não tenha um negócio próprio. Quer construir sua história com suas próprias mãos? Então não dependa de um salário.

Para um pássaro, quais seriam as diferenças entre viver numa gaiola e ser livre? O lado bom da gaiola é que o alpiste é aparentemente garantido. Já para um pássaro livre, viver atrás das grades seria abominável.

A dignidade mora em ambos os lados, mas optar pela gaiola por medo de não conseguir alpiste do lado de fora é lamentável. Por outro lado, escolher poder voar, porém despreparado, pode se transformar numa tragédia.

No entanto, a capacidade de um pássaro para conseguir alimento e o preço de sua liberdade são muito altos para viver dirigido pela covardia. A propósito, viver numa gaiola por medo, porém olhando para os pássaros voando livremente, produz uma enorme população de descontentes.

Agora, aplausos para quem opta pela gaiola porque acredita que seja essa a sua vocação. Este viverá uma vida privada de liberdade, porém plenamente feliz, por realizar ali dentro sua missão de vida.

Acreditar que não temos escolha é uma das maiores armadilhas. Por mais difícil e assustador que seja, a escolha e as consequências, boas ou ruins, são exclusivamente nossas.