O que o valor de sua hora de trabalho é capaz de comprar? 

Na semana passada, postei sobre minha experiência de compra de um iPhone 6 nos EUA. Hoje, em vez de simplesmente comparar preços, nesta tabela apresentada no final do texto, você pode observar, na primeira coluna, o valor em dólar do iPhone 6 mais barato e desbloqueado em cada país.

Na segunda coluna, o valor médio que o trabalhador recebe por hora de trabalho nesses mesmos países e, por fim, dividindo o valor do aparelho pelo valor da hora de trabalho em cada país, chegaremos à quantidade de horas que é necessário trabalhar em cada país para comprar um iPhone 6 (marcado em vermelho).

O resultado é bastante revelador: considerando todos esses fatores, o iPhone 6 no Brasil custa 6,15 vezes mais que nos EUA. Ou seja, enquanto um americano precisa trabalhar 26 horas para comprar um iPhone 6, o brasileiro precisa trabalhar 160 horas para comprar exatamente o mesmo produto.

Enquanto isso, para cobrir o rombo do governo provocado pelo gasto desenfreado, estuda-se o aumento do imposto sobre a gasolina e a volta da CPMF, um imposto que é debitado cada vezes que você faz uma transação bancária.

Confira o gráfico:

fotyo