O que muda um país

Se dividíssemos 100% da riqueza existente no mundo em partes iguais e distribuíssemos para cada habitante, em pouco tempo tudo estaria desequilibrado novamente. A prova disso é que grande parte dos que ganham na loteria volta para a pobreza. Por que será que isso acontece?

O que define a distribuição da renda é a capacidade de cada um para produzir riquezas e sua competência para administrá-las. Logo, a melhor forma de distribuir a riqueza mundial é distribuindo o conhecimento necessário para produzir riquezas, bem como para administrá-las.

A enorme distância entre o acesso ao conhecimento e a ausência de referenciais é o que mantém esse enorme abismo entre as classes, o que governo algum seria capaz de resolver sem antes distribuir conhecimento.

Ações governamentais, como o Bolsa Família, por exemplo, ajudam muito, mas infelizmente não resolvem o problema. Até porque 70 reais por mês não tiram ninguém da miséria.

Mudança de mentalidade (pensar fora da caixa), capacitação profissional ou para o empreendedorismo e crédito acessível, tudo isso em escala nacional, isso sim é capaz de mudar a cara de um país.

Uma geração seria o suficiente pra essa transformação…