Mesmo com todo esforço durante as eleições, economia encolhe

Pronto, agora é oficial. A economia brasileira encolhe 0,6% no segundo trimestre e acumula crescimento negativo nos últimos 12 meses, o que significa uma recessão técnica. Segundo analistas, os dois principais motivos que puxaram para baixo foram a atividade industrial e, pasmem, a Copa.

Chegamos ao fundo do poço? Em negócios, aprendemos que no fundo do poço tem o ralo do poço, o esgoto do poço e muito mais. Se você considerar que em época de eleições o governo faz de tudo para não permitir que isso venha à tona para não prejudicar a corrida eleitoral, então podemos imaginar que a coisa é séria mesmo…

A consequência de ter permitido chegar a este ponto é uma pressão ainda maior sobre a inflação, já que a demanda cai. A curto prazo, a consequência será o início de cortes nos empregos. Já a médio prazo, a diminuição na renda por conta da menor oferta de trabalho. Para mudar essa tendência, alguma providência que reverta este quadro precisa ser tomada.

Esses dados foram divulgados hoje pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma entidade da administração pública ligada ao Governo Federal.

foto1