A importância da boa gestão para o sucesso de um negócio

Tanto quanto conquistas e sucessos, os problemas, erros e fracassos fazem parte do dia a dia de todo empreendedor. E isso é normal, desde que ele e sua empresa esteja sempre prontos para lidar com tudo isso. É aí, então, que entra um fator chave: a gestão. Não há ideia, por mais maravilhosa que seja, que resista à má execução.

Para falar sobre esse assunto, abrimos hoje aqui espaço para uma empresa parceira de primeira hora, que acreditou na proposta do GV e tem nos ajudado a tocar projetos importantes, como foi o caso do GV TOP. Trata-se da Conta Azul, que – além de GVssaura – é uma companhia mais que habilitada para abordar o tema “gestão”.

Nos próximos parágrafos, a turma da Conta Azul apresenta alguns motivos pelos quais a gestão é um fator crucial para o sucesso de um negócio. Os tópicos fazem parte de uma vasta gama de conteúdos que a empresa disponibiliza em seu blog, o www.contaazul.com/blog.

Confira abaixo os motivos pelos quais, segundo a Conta Azul, a boa gestão é indispensável para qualquer empreendimento.

Proporciona uma visão geral do negócio

Construir um grande negócio é uma tarefa que exige muita dedicação, inteligência e, claro, capacidade de gestão. Sem que o empreendedor saiba gerenciar a empresa, as chances de um pequeno problema se transformar em catástrofe rapidamente aumentam à medida em que a empresa cresce.

A gestão eficiente, aquela que é bem feita integrando todos os setores da empresa, é capaz de oferecer uma visão geral do negócio e apontar para qual caminho ele está indo. Com essas informações, as pessoas capazes de tomar decisões dentro da empresa podem equilibrar o negócio e fazer com que ele retome o crescimento.

É o alicerce para o planejamento seguro

A gestão também impacta no planejamento da empresa. Ainda que seja natural que um empreendimento tome alguns riscos para continuar crescendo, esses riscos podem ser medidos, bem como evitados ou prevenidos, de acordo com a maneira com que a gestão influencia o planejamento da empresa.

A maneira como você compra matéria-prima de fornecedores, contrata serviços ou planeja o lançamento de um novo produto em um novo mercado é afetado pela forma como você toca o seu negócio. Isso não representa apenas boas decisões, mas desde a administração do fluxo de caixa até as pessoas que você escolher contratar. Todo esse plano passa diretamente pela gestão da empresa.

Permite focar na eficiência e lucratividade

Nenhum dado da sua empresa será tão afetado por uma boa gestão do que aquele que diz respeito à eficiência do negócio. O motivo é simples: gerenciar uma empresa não significa apenas criar maneiras de vender mais, mas também de gastar menos e conseguir melhores resultados com os mesmo recursos.

E neste contexto uma boa gestão impacta de forma positiva em todos os pontos. Através dela é possível criar metodologias de trabalho capazes de aumentar sua lucratividade via redução de custos, melhor aproveitamento do tempo e de recursos. Ou seja, uma boa gestão fará sua empresa mais lucrativa sem que você precise investir muito. Ela também aponta o caminho para investimentos quando estes forem exigidos.

Sustentabilidade da empresa

A sobrevivência de um negócio e a consequente transformação dele em um sucesso é completamente baseado em uma boa gestão. Mesmo ótimos produtos irão sucumbir ao fracasso se não houver uma base sólida de gerenciamento dos gastos, lucros e investimentos. Para isso o empreendedor deve tirar proveito do que a tecnologia pode oferecer em se tratando de ferramentas de gestão, mas também procurar por pessoas e parceiros capazes de ajudá-lo a desenvolver o negócio. Caso contrário, as chances da empresa existir no futuro serão muito pequenas.