Florescendo no deserto

Na hora de empreender, não espere ajuda dos bancos. A missão deles é gerar lucro para os seus acionistas. Se você não apresenta potencial econômico, logo representará um risco para eles. Na hora de empreender, não espere ajuda de governos. Eles querem ganhar votos e popularidade da opinião pública. Se você não apresenta potencial econômico, representará para eles nada mais do que um a mais na multidão.

O seu grande desafio é, no início da vida, romper as enormes barreiras sociais para apresentar pequenos resultados que representarão para eles, bancos e governos, bons indícios de que você é uma pessoa competente. Com esses resultados nas mãos, você se destacará da multidão e será disputado pelos bancos, investidores e até governos.

A propósito, quem são os investidores? Qualquer pessoa, pequena ou grande, física ou jurídica, disposta a apostar em seu projeto. Pode ser um fundo de investimentos, mas também pode ser o seu vizinho, primo ou amigo, dispostos a venderem seu carro, bicicleta ou periquito, na expectativa de gerarem os lucros que o seu projeto promete.

Sempre foi assim, é e sempre será. Não se iluda e crie caminhos. Não fique se lamentando e se convencendo de que não tem QI, que não tem capital ou se convencendo de que só chega lá quem tem favorecimento. Uma parcela muito importante dos empreendedores de sucesso saiu do zero como você.

Lembre-se de que ninguém investe em ideias. Investidores investem em pessoas. Que tipo de pessoas? Aquelas que já são capazes de mostrar um pequeno resultado. Pessoas que comprovaram com resultados que são competentes e criativas a fim de florescer no meio do deserto.

Fácil? Não. Para muitos é o suficiente para buscar um caminho aparentemente mais fácil.

Possível? Sim. Para um empreendedor decidido a mudar de vida é o suficiente para jamais desistir.