Fatos históricos recentes da Venezuela

1. No poder desde 1998 e sucedido por Nicolás Maduro em 2013, Chaves iniciou uma revolução na Venezuela. Com o discurso de combate à pobreza, dividindo a população entre ricos e pobres, elite e povo, ganhou a adesão de todos os setores da sociedade, inclusive de intelectuais que confiaram em suas intenções. Seu carisma e populismo conquistaram a maioria dos venezuelanos.

2. Sob o argumento da regulamentação da imprensa, emissoras foram fechadas, emissoras estatais foram criadas, jornalistas foram perseguidos e presos.

3. Com a prerrogativa da segurança nacional, criou-se a Guarda Nacional Bolivariana, sob o controle do governo, a fim de conter de forma violenta as manifestações dos opositores do regime, enquanto a violência urbana explodiu em todo o país, além de terem surgido várias acusações de tortura nos poucos veículos independentes.

4. Foi apresentada a necessidade de modificação da Constituição, através de uma reforma política, para aumentar o poder do governo, usando o argumento da participação popular através de plebiscitos. Com esses poderes apoiados pelos que ainda confiam nas intenções desse regime, o governo marchou de forma implacável em direção à implantação do socialismo e de uma ditadura do proletariado.

5. A economia virou pó, a inflação ultrapassou os 70% ao ano, muitas empresas foram tomadas pelo governo, os mais ricos foram embora do país, a classe média tem sofrido muito com o desabastecimento e por isso foram implantadas as cotas de compra de itens alimentícios para a população comprar, enfrentando enormes filas em seu cotidiano, dentre outros graves problemas.

6. Uma propaganda contínua do governo e seus supostos feitos é promovida em meios de comunicação a fim de manter os mais simples apoiando o sistema, enquanto grandes multidões foram para as ruas no ano passado em protesto ao regime. O governo respondeu com grande violência.

No vídeo abaixo, o discurso do ditador, Nicolás Maduro, nesta semana, celebrando a vitória de Dilma. Segundo o discurso de Maduro, essa vitória é parte da revolução socialista na América Latina contra o imperialismo americano e todos os impérios do mundo. Confira:

PS: Após o relato histórico acima, optei em não manifestar a minha opinião sobre o assunto, permitindo que cada um chegue à sua própria conclusão.