Fale menos e faça mais

Saber dizer belas palavras é muito menos importante do que ser alguém com credibilidade para que, quando algo seja dito, também seja considerado e ouvido com atenção e credibilidade por todos. Nesse caso, essa credibilidade não se conquista com uma retórica distante da prática. Por isso, apenas resultados concretos serão capazes de aumentar uma reputação.

Sem esses resultados, alguém pode até impressionar por um tempo, mas logo essa própria pessoa vai cansar de dissimular, talvez antes que todos, cedo ou tarde, percebam o quão vazios, superficiais, sem conteúdo e sem respaldo são os seus discursos e conselhos.

Por isso, fale menos e faça mais. E, na hora de eleger os seus referenciais a serem “perseguidos”, olhe antes para os resultados para não correr o risco de trocar gato por lebre. Depois, não adianta chorar.

Não confunda carisma com autoridade, pois alguém simpático pode ter uma forte influência sobre você, sem que isso signifique que lhe levará a algum lugar. Ao contrário, um líder com uma coleção de troféus pode mudar a sua vida sem que tenha lhe dado sequer um sorriso.

Quando o que você tem produzido começar a falar alto, nada mais precisará ser dito, ainda que a partir desse momento muitos comecem a lhe fazer muitas perguntas, pois saberão que você terá muito a dizer, e nesse momento eles vão lhe ouvir como nunca!