Embaixada Alamut Liverpool: movimento chega no Reino Unido

“Eu queria abrir caminhos para a nossa comunidade crescer no país que nos acolheu”, afirma o líder, Otávio Maran.


O movimento das Embaixadas GV, que já se espalhou por todo o território nacional, está ganhando o mundo. Otávio Maran, que mora no Reino Unido há cinco anos, fundou uma Embaixada na cidade de Liverpool, da qual participam cerca de 15 brasileiros. “Eu queria abrir caminhos para a nossa comunidade crescer no país que nos acolheu. Falhei na primeira tentativa de reunir o pessoal, dei um tempo para planejar e amadurecer a ideia e, quando coloquei novamente em prática, foi um sucesso”, conta.

Na opinião do líder, a principal característica do grupo, formado por pessoas de 18 a 45 anos, é a fome de conhecimento. “A maioria não estava empreendendo, nem tinha projetos para empreender”. Depois de alguns encontros, todos resolveram começar a colocar em prática suas ideias. 

Maran desenvolveu exercícios que estimulam e incentivam os integrantes a continuar avançando. “Eu criei um compromisso: a cada reunião, todos nós devemos dar um update sobre os nossos projetos. Não interessa o tamanho do passo, o importante é ninguém ficar parado onde estava há uma semana. Com essa prática, pessoas que estavam procrastinando decisões estão colocando a mão na massa e, muito em breve, novos negócios serão abertos”, afirma o líder. 

O objetivo dos encontros é fazer as pessoas trocarem experiências que sirvam de estímulo para o desenvolvimento de seus planos. “Eu tento, ao máximo, colocar o pessoal para pensar, geralmente, sobre algo que não está na zona de conforto deles. O resultado é fantástico! Minha maior expertise é no ramo de gestão, então, busco passar dicas valiosas que aprendi. Isso gera bastante diálogo. O mesmo acontece quando outros integrantes fazem isso, falando sobre o ramo em que atuam. Essa troca tem um valor incalculável para o nosso grupo”, explica o líder, que também utiliza o conteúdo do meuSucesso.com para fomentar as discussões e trazer exemplos reais de empreendedores bem-sucedidos.

O desejo de participar do movimento das Embaixadas surgiu de um podcast de Flávio Augusto em parceria com o Jovem Nerd. “Acompanho o canal Geração de Valor desde os primórdios. Eu consumo praticamente todo o conteúdo que é compartilhado nas redes sociais. A vontade de ser parte dessa iniciativa foi instantânea. Nada melhor do que estar perto de quem também é águia”, finaliza Maran.

Sobre as Embaixadas

As Embaixadas surgiram a partir de um movimento espontâneo de simpatizantes do universo empreendedor, que decidiram começar a se reunir com o objetivo de debater conteúdos relacionados a empreendedorismo, promover networking e desenvolver habilidades em comunicação e liderança. A primeira Embaixada foi fundada em Vila Velha, no Espírito Santo, em fevereiro de 2017. Hoje, já são mais de mil espalhadas por todo o Brasil. Para participar desse movimento, escreva para lucia@meusucesso.com