Duas imagens que dizem muito sobre a educação brasileira

(A linguagem pesada está coerente com a indignação) 

Esta imagem do fazendeiro bem dotado (abaixo) e suas galinhas arrombadas foi utilizada há algum tempo numa prova de Geografia aplicada para mais de 16 mil crianças entre 6 e 7 anos, da rede pública da cidade de Curitiba. A secretaria de educação tentou justificar na época, dizendo que houve um “descuido acidental” na hora da escolha da imagem. Mas não seria dolo?

fazendeiro

Já esta segunda imagem (abaixo), presente num livro de história para crianças entre 9 e 10 anos de idade da rede pública, mostra personagens infelizes trabalhando de um lado e outros sorrindo em meio a cores vermelhas e um texto manipulador apresentando um socialismo nunca existente no planeta. Que tipo de intenção têm os educadores quando fazem esse tipo de escolha para crianças do ensino fundamental?

capital-socialismo

Além de uma infraestrutura precária, metodologias de ensino medíocres e com profissionais mal pagos e insatisfeitos, agora também há segundas intenções ideológicas na escolha de conteúdo nas escolas públicas? Se você tem filho, tome muito cuidado com o que estão ensinando a ele na escola. Desse jeito, a sala de aula terá mais o poder de atrapalhar do que de ajudar.

Os brasileiros precisam abrir o olho. Do contrário, o Brasil corre um grande risco de virar uma Venezuela e, o pior, com uma geração que acha normal crianças de 6 e 7 anos de idade gostarem de galinhas arrombadas.