Dilma Rousseff reeleita: o que esperar?

Seu desafio neste novo mandato será enorme para colocar a economia no rumo novamente, combater a inflação e tentar recuperar a confiança de pelo menos a metade dos brasileiros que prefeririam a outra opção.

Democracia é assim: metade do país feliz e a outra metade triste.

O que muda em sua vida agora?

Nada. Absolutamente nada.

Amanhã, suas dívidas não terão desaparecido, seu salário continuará o mesmo, a burocracia nos serviços públicos será a mesma e os impostos continuarão altos. O que aconteceria se Aécio tivesse vencido? O mesmo. As mudanças, sejam elas boas ou ruins, são sempre a longo prazo.

Amanhã, você continuará dependendo de sua visão, coragem e competência para construir seus projetos. Do contrário, ninguém fará isso por você. Seu sucesso e a realização de seus sonhos continuarão em suas mãos e dependendo apenas de sua competência para se diferenciar da multidão.

Agora, cabe a cada brasileiro cobrar resultados, não aceitar passivamente a corrupção, participar mais e não somente em períodos eleitorais, mas, acima de tudo, não perder a fé no Brasil, se você preferiria o outro candidato. E se você votou na Dilma, não se acomode. Cobre resultados.

Aliás, o novo governo enfrentará um enorme desafio logo nos primeiros dias, já que estamos com uma delação premiada conduzida pela justiça em curso. Se as denúncias de Youssef forem comprovadas, e ele diz que tem provas sobre suas denúncias, o que lhe daria a liberdade, a presidente poderá enfrentar um processo de impeachment.

Poderão ser dias desafiantes e conturbados. Lembrando que, caso o impeachment se concretize, Michel Temer, do PMDB, será o novo presidente do Brasil pelos próximos quatro anos.

Para refletir, um em cada cinco brasileiros não votou. 20% de abstenção é a previsão final dessa eleição. Ainda estamos longe de uma consciência política madura. Mas espero que estejamos no caminho.

Depois dessas eleições e de tudo que presenciei na campanha, isso inclui os comentários de muitos GVs, estou certo de que terei muito trabalho por aqui. Como sempre, meu foco principal será sempre na construção de uma mentalidade empreendedora, a fim de ajudá-lo a construir seus projetos com sucesso. Afinal, nem Dilma, nem Aécio ou qualquer outro político poderá fazer por você aquilo que somente cabe a cada um de nós realizarmos.

Parabéns ao PT pela vitória.

Um abraço a todos os brasileiros.