Dedo duro ou cúmplice?

Quando assisti a esta campanha veiculada no Canadá (ver vídeo no fim), cujo mote é o incentivo ao cidadão ser um dedo duro, resolvi escrever sobre o tema.

No Brasil, um dedo duro ou X9, como é dito nas favelas cariocas, é um indivíduo asqueroso e que deve ser punido com linchamento moral ou físico. Essa cultura está enraizada no Brasil e é o que mantém a impunidade no país e transforma nossa população em cúmplice de todo e qualquer tipo de corrupção.

De que lado você quer ficar: do certo ou do errado?
Sim, o certo e o errado existem e isso é muito bem explicado pela filosofia em todos os conceitos de ética aceitos pela academia.  

No entanto, os princípios morais da sociedade bem definidos sobre o que é o certo e o errado têm sido relativizados justamente para que a impunidade seja a cada dia mais fortalecida, transformando nossa sociedade numa terra de ninguém, de forma progressiva, como temos podido perceber ultimamente.

Sim, o certo é o certo e o errado é o errado. E, se você se deparar com o errado, denuncie, em vez de decidir ser cúmplice.  

”Isso não é da sua conta”. Não, é da sua conta, sim. Uma sociedade corrupta é da sua conta e se voltará contra você mesmo. Um bom exemplo disso são os políticos no poder. Eles são um espelho da sociedade e de valores como esse citado neste texto.

Veja o vídeo da campanha que mencionei e reflita. Ela trata especificamente sobre violência contra a mulher. No entanto, o princípio é o mesmo para qualquer problema da sociedade.

O que é errado deve ser denunciado. Pense fora da caixa.

Posted by Geração de Valor on Domingo, 14 de junho de 2015