Comparar amplia nossos referenciais

Nos EUA, o mesmo carro custa menos que a metade do preço que custa no Brasil; o seguro também custa a metade do preço e os juros do financiamento custam até 7 vezes menos. Na Terra do Tio Sam, não existe IPVA (isso mesmo, o IPVA é zero); a gasolina custa a metade do preço que no Brasil; a infraestrutura das ruas é muito superior, o que gera menos manutenção; e, para completar, o salário mínimo (calculado por hora) é 5 vezes maior que no Brasil.

Por que lá o carro é mais barato? Menos impostos e indústria com mais capacidade produtiva.

Por que o seguro é mais barato? Roubam-se muito menos carros que no Brasil e a demanda é maior.

Por que os juros são bem mais baratos? A economia é bem gerida e há um grande estímulo a produção.

Por que o IPVA é zero? Qual seria o sentido de pagar um novo imposto para ter direito a dirigir seu carro, pelo qual você já pagou imposto e que comprou com sua renda, sobre a qual também já pagou imposto? Todos têm o direito de ir e vir.

Por que a gasolina é a metade do preço? Não era. Mas como o petróleo baixou, o preço também baixou, enquanto no Brasil se manteve, para aliviar os prejuízos da Petrobras.

Por que a infraestrutura das ruas é superior? Porque não há desvios de dinheiro como no Brasil e quem é contratado para fazer as ruas não coloca material de segunda.

Por que o salário mínimo é maior? Com o crescimento da economia, há uma grande oferta de empregos, o que torna a dificuldade de contratar maior. Com isso, para conseguirem empregados, as empresas precisam pagar mais.

Conclusão: o melhor programa social possível de um governo é uma boa gestão da economia, o incentivo `a produção e a criação de empregos.

Qualquer coisa diferente disso é discursinho populista para ganhar voto e manter os pobres mais dependentes e a cada dia mais pobres.