Você domina suas emoções ao ponto de ouvir vários desaforos sem revidar?

Circulou nos últimos dias na internet um vídeo de uma mulher agredindo verbalmente e tentando humilhar uma jovem num shopping no Rio de Janeiro. Entre muitas barbaridades – que tive vergonha alheia de assistir – ela disse: ” Sua pobre ridícula”; ” Eu moro num triplex”; “Quem é você?”; etc.

Apesar do grande destaque negativo para esta senhora em 99% dos comentários – e que vem sendo repudiada merecidamente pela comunidade digital no dia de hoje – em minha avaliação, a grande protagonista desse episódio e que merece todo destaque foi a jovem que, dentre outras qualidades, foi extremamente equilibrada emocionalmente e não perdeu o controle, o que de fato desejava a senhora.

Num dos momentos quentes da discussão, a senhora, entre outras coisas, chama para briga, desafia, agride verbalmente, mete o dedo na cara, faz chacotas, mas a jovem, numa enorme demonstração de maturidade e com uma enorme inteligência emocional, calcula em sua mente as consequências de entrar nessa pilha, calcula que está em vantagem moralmente diante dos crimes que a senhora já estava praticando na presença de dezenas de pessoas e manteve-se firme, pedindo para chamar o segurança do shopping. Tudo foi gravado num celular por um outro cliente, que no final também foi agredido.

A maioria não levaria esse desaforo para casa, pensaria com o orgulho e deixaria a inteligência de lado. Consequência: no mínimo, iriam todos para a delegacia na mesma condição. No entanto, a jovem provou que, diante de uma crise, não perder a razão pode ser o seu maior trunfo. Isso faz a total diferença.

Eu não sei qual é o seu nome (jovem), mas você foi a grande protagonista do dia. Lá no início do texto, eu disse que a senhora estava “tentando” lhe humilhar. Disse “tentando” porque ela não conseguiu. Certamente, você, além de inteligente emocionalmente, sabe muito bem qual é o seu valor e mostrou que não é possível humilhar quem deixa o orgulho de lado e por sua própria conta é humilde. Para isso, a inteligência é que deve dar as cartas.

Realmente, humildade é uma questão de inteligência. Parabéns!