“Realistas” x visionários

Desde que o mundo é mundo, os realistas, ou seja, os que vivem apenas dentro do quadrado daquilo que são capazes de enxergar ou que sua lógica racional restrita consegue alcançar, zombam dos visionários.

Os visionários, por sua vez, são aqueles que não se conformam com o mundo do jeito que lhes foi apresentado e, por isso, subvertem a lógica sobre a qual a realidade costuma ser construída, trazendo à existência aquilo que antes era sequer questionado. A partir daí, eles criam uma nova realidade que passa a ser seguida fielmente por quem? Isso mesmo, por eles: os realistas.

Para os visionários, os realistas são muito importantes, pois fazem parte de uma imensa platéia que, no início do show, despeja sem piedade uma imensa vaia, além de jogar muitos tomates no palco. Porém, no final do espetáculo, essa cética platéia de realistas disfere palmas calorosas e passa a comprar compulsivamente seus produtos dos visionários do lado de fora do teatro, produtos esses que passarão a fazer parte do dia a dia deles, transformando-se em sua nova “realidade”.

Até hoje, nada mudou e a vida continua. Portanto, se alguém anda chamando você de louco, agradeça o elogio. Não é por acaso que esta imagem abaixo é a minha capa preferida da página do Facebook:

visio