Razões frequentes para o fracasso

As principais razões para o fracasso de profissionais e empreendedores estão muito mais relacionadas às suas deficiências emocionais e comportamentais do que à falta de habilidades técnicas necessárias para suas funções.

No entanto, parece que, pelo pragmatismo desejado e a maior facilidade que as pessoas têm de tangibilizar as questões técnicas, as questões emocionais acabam sendo minimizadas ou deixadas de lado, até com um certo preconceito.

No esporte, fica bastante claro o quanto os aspectos emocionais são determinantes em momentos de decisão, quando, ao bater um pênalti, por exemplo, de acordo com o equilíbrio emocional do atleta ou a falta dele, executar o chute, o que ele pratica diariamente e repetidamente, acaba se tornando um enorme desafio.

No ambiente de trabalho acontece o mesmo. A dificuldade de trabalhar em equipe, a falta de desempenho diante da pressão, o relacionamento entre chefe e empregado, a forma com se lida com incertezas, o controle da ansiedade, dificuldade de liderar, de ser liderado, além da dificuldade de superar frustrações, dentre muitos outros aspectos emocionais, são fatores que frequentemente transformam exímios profissionais (que dominam todas as suas tarefas do ponto de vista técnico) em membros irrelevantes da equipe, diante de suas dificuldades de gerenciar emoções.

Para um empreendedor, esses ingredientes passam a ter ainda mais importância, em especial porque ele vai precisar trafegar em ambientes mais instáveis, com constantes mudanças de cenários econômicos, concorrência etc. Esses aspectos também vão eventualmente afetar seus funcionários, que poderão decidir deixá-lo na mão, passar a trabalhar com seu competidor ou quem sabe até lhe criando uma demanda judicial. Há também os aspectos relacionados a seus consumidores. Seu produto poderá ficar ultrapassado do dia para a noite e não gerar mais uma boa satisfação ao cliente, o que pode gerar um aumento nas devoluções, gerando problemas em seu fluxo de caixa, que já estava apertado por conta dos juros que aumentaram para manter o capital de giro. Com isso, o banco já começou a gentilmente lhe ameaçar de cortar seu crédito… Percebe quanto os aspectos emocionais são importantes para o sucesso de um empreendedor?

No meio disso tudo, muitos se perdem, deixam de lado convicções importantes para que mantenham-se capazes de virar o jogo, ficam desestimulados, perdem a visão e têm até vontade de desistir, ao mesmo tempo em que se sabe que essas adversidades também fizeram parte da vida daqueles que chegaram ao topo, mas eles foram capazes de lidar com elas de outra maneira, destacando-se da multidão e subindo ao lugar mais alto do pódio. Muitas vezes, esses que são constantemente aplaudidos não são os que detêm o melhor conhecimento técnico. Aliás, isso é muito frequente.

Eu não li essas informações num livro ou ouvi alguém falando numa sala de aula, que ouviu de outro professor, que ouviu de outra pessoa, numa palestra que leu em algum lugar… Eu vivi isso por mais de 20 anos. Ninguém me contou. Aliás, vivi não, vivo ainda até os dias de hoje. Tudo isso vale para mim em primeiro lugar, pois nenhum resultado que conquistei foi uma mera casualidade.

Por trás de qualquer história de sucesso há uma história de coragem, determinação, superação, controle emocional, liderança e um domínio técnico que, embora também seja muito importante, definitivamente não ocupa um espaço tão relevante quanto o mercado lhe atribui.

É por isso que estou aqui há mais de 4 anos falando muito mais sobre comportamento e mentalidade, pois, por experiência, são os ingredientes que definem o destino de um profissional ou empreendedor. Já quanto às informações técnicas, o que não faltam são lugares para você aprender esse detalhe necessário para você realizar seu projeto.