Por que você trabalha?

Muitos respondem: porque eu preciso.

O fato de você precisar respirar para viver não significa que sua vida tenha a mera finalidade de respirar. Em geral, você espera muito mais da vida do que apenas respirar.

Trabalhar porque precisa é o mesmo que viver somente para respirar. Sua vida pode ter um sabor diferente quando você experimentar, dentro de sua realidade, trabalhar para realizar e para construir para suas próximas gerações algo melhor do que você recebeu quando chegou a este mundo.

Trabalho não é um castigo, não é uma atividade detestável e tampouco o transforma num escravo ou explorado. Trabalho é apenas um meio para quem tem um fim maior do que somente pagar as contas no final do mês.

Neste jogo do banco imobiliário da vida real, o dinheiro tem a mesma função daquele usado no banco imobiliário do jogo de tabuleiro. Você precisa aprender a lidar com ele e saber produzi-lo. Se pelas vias formais você não gera tanto dinheiro como gostaria – em geral, não vai mesmo – pense por outros meios, mas sempre de forma honesta. Saber lidar com o dinheiro e conseguir acumulá-lo para poder investir a fim de produzi-lo em maior quantidade é mais simples e prazeroso do que muitos pensam.

Isso deveria ser ensinado desde a infância, na escola, mas infelizmente não é. Ao contrário, uma mentalidade passiva e de mera troca de tempo por salário, o famoso emprego, é a única coisa que o sistema ensina. Que pena…