Comportamento ordinário

A melhor fórmula para ter uma vida ordinária é ter um comportamento ordinário. A melhor forma de adquirir um comportamento ordinário é ser condicionado pelo próprio sistema, o maior interessado em mantê-lo na mediocridade.

Como ele faz isso?

É natural que aprendamos em casa de maneira orgânica. Afinal, nossa família quer o melhor para nós e sempre procura transmitir o que aprendeu ao longo da vida com o sistema. “É mais seguro”. Além disso, aprendemos a ter um comportamento ordinário dentro da própria escola, onde, além de coisas boas para nossa educação, também aprendemos a seguir a boiada.

O que é seguir a boiada?

É o comportamento ordinário, ou seja, estudar por décadas, decorando informações que logo esqueceremos depois da prova e que pouco farão sentido ou terão utilidade no futuro, a fim de pendurar um diploma na parede e conseguir arrumar um emprego, onde a grande maioria passará uma vida abaixo de seu potencial, sem liberdade e condenado à aposentadoria do INSS que mudará suas regras várias vezes no meio do jogo.

Seguir a boiada é ficar refém de políticos, acreditar que sua vida depende deles e por isso, ficando vulnerável a cair na conversa mole e propagandas enganosas de campanhas feitas por astutos marketeiros.

Seguir a boiada é acreditar que trabalhar é um martírio, um castigo ou um mal necessário. É ficar murmurando no domingo à noite porque chegou a segunda feira e sair pulando do escritório porque chegou a sexta feira, dia em que se sente livre da desgraça que acha que é trabalhar.

Seguir a boiada é se sentir esperto porque cola na prova, porque não devolveu o troco errado no ônibus e se sentir malandro porque deu propina ao guardinha para não ser multado.

Seguir a boiada é baixar filme de forma ilegal na internet, comprar jogos piratas e fazer gato para roubar energia elétrica e TV a cabo. Seguir a boiada é criar uma licença moral para fazer tudo isso criando a justificativa de que os políticos também roubam e, por isso, você tem que dar o troco. Qual o problema? Todo mundo faz!

É impossível alcançar resultados extraordinários tendo comportamentos ordinários. É impossível extrapolar os limites impostos pela sociedade tendo como proposta de vida o mesmo comportamento da boiada.

Quer mais da vida?

Saia do padrão criado pra te limitar. Geralmente, a vida que você tanto deseja está escondida em lugares que você tem medo de entrar. Certamente, essa vida não está nas escolhas ordinárias, nas escolhas mais seguras e tampouco onde exista uma placa dizendo: estabilidade.

Não existe fórmula para resultados extraordinários, mas uma coisa é certa: pra conquistar resultados extraordinários é preciso estar bem distante desse modelinho medíocre que lhe apresentaram quando você chegou neste mundo.

Comentários

comentários