A força do emocional sobre o racional

RAZÃO E EMOÇÃO

Diferentemente do que pensa o senso comum, a força do emocional sobre o racional é muito maior do que o inverso.

Se não controlo o que sinto, perco o controle sobre o que penso e logo as minhas atitudes se tornam inconsequentes.

O mais interessante é que depois de anos sentados nos bancos da Escola e da Universidade, sendo avaliados apenas pela capacidade de raciocinar, através da resolução de problemas simulados, na hora que encaram o mercado de trabalho, os jovens apresentam muita dificuldade em lidar com as suas emoções.

Ansiedade, impaciência, falta de foco, incapacidade de lidar com frustrações, inabilidade para lidar e arrazoar o intangível, imediatismo, fraca abstração, medo do novo etc.

Quociente de inteligência vale pra boas notas e para no máximo passar em concursos públicos. Mas para ter sucesso como gestor público ou privado e até como empreendedor, vai precisar estar de bem com as suas emoções.

Algumas dicas para manter as emoções saudáveis:

Perdoe com facilidade, nutra baixas expectativas, não olhe para a grama do vizinho, não guarde nada debaixo do tapete de suas emoções, seja transparente ainda que isso represente o risco de ser mal interpretado, não ligue para status, não se importe tanto em ser reconhecido, aprecie as coisas simples da vida, gaste tempo com as crianças e tenha sempre em mente que a vida acaba e que quase nada vale a pena a ponto de você permitir que a sua paz seja jogada na lata do lixo.

Não é nada fácil colocar tudo isso em prática; mas “sorte” de quem consegue.