70 pensamentos sobre os quais você precisa refletir

Garanto que você será confrontado por alguns dos pontos, instigados por outros, desafiado por quase todos e será tentado a discordar de alguns. No final, o que vale é a reflexão.

FALSO OU VERDADEIRO?

1. Lucro não é pecado – (VERDADEIRO)

2. A força do Estado é maior do que a vontade do indivíduo. (FALSO)

3. As leis são suficientes para garantir as boas práticas de uma sociedade. (FALSO)

4. Intervenção governamental é fundamental para garantir o bem estar da população. (FALSO)

5. EUA, Inglaterra, Austrália, Alemanha e Coreia do Sul têm populações com mais qualidade de vida e oportunidades quando comparados com países quem têm maior intervenção estatal. (VERDADEIRO)

6. A China é uma potência econômica e um exemplo de que intervenção estatal é o caminho. (FALSO)

7. A iniciativa do indivíduo, aliada a seus desejos, sonhos e ambições são o que move a economia de um país e enriquece sua população. (VERDADEIRO)

8. Qualquer população dependente do Estado ou de quem quer que seja tende à pobreza. (VERDADEIRO)

9. Quanto maior é a cobrança de impostos menor tende ser a arrecadação do governo. (VERDADEIRO)

10. Não existe sistema perfeito. (VERDADEIRO)

11. Para cada pessoa que enriqueceu, muitos tiveram que empobrecer ou manterem-se pobres. (FALSO)

12. Toda economia centralizada e com forte intervenção governamental tende a entrar em colapso, empobrecendo sua população. (VERDADEIRO)

13. A livre iniciativa e o livre mercado são ingredientes de países de primeiro mundo e de populações com mais oportunidades. (VERDADEIRO)

14. Liberdade > Igualdade – (VERDADEIRO)

15. A deterioração drástica da economia da China é uma questão de tempo e já começou a dar sinais de fragilidade. (VERDADEIRO)

16. Singapura, há 50 anos, era extremamente pobre e enriqueceu rapidamente com base numa educação voltada para o empreendedorismo. (VERDADEIRO)

17. Com o sistema político adotado por vários países da América Latina, esse bloco retrocedeu pelo menos 30 anos em desenvolvimento econômico nos últimos 10 anos, o que resultará no empobrecimento de sua população. (VERDADEIRO)

18. O principal programa social de qualquer governo é a economia. Logo, governo que cuida dos pobres é necessariamente governo bem sucedido na área econômica. (VERDADEIRO)

19. Se os ricos são a elite, com base nos critérios do IBGE, todos os políticos fazem parte dela. (VERDADEIRO)

20. Trabalhar não é castigo. (VERDADEIRO)

21. Quem nasce pobre morre pobre. (FALSO)

22. O meio e as condições sociais determinam o destino de uma criança. (FALSO)

23. Educação das crianças é de inteira responsabilidade do estado. (FALSO)

24. Concluir uma faculdade é fundamental para o sucesso. (FALSO)

25. Ricos são mais felizes. (FALSO)

26. Ricos são menos honestos. (FALSO)

27. Fatores externos, como condição social e família de origem, influenciam fortemente, mas não determinam seu destino. (VERDADEIRO)

28. O sistema de ensino nas escolas e universidades está completamente ultrapassado e desconectado com as necessidades do mercado. (VERDADEIRO)

29. A distância entre a sala de aula e a realidade de um novo mundo repleto de estímulos criados pela tecnologia fez com que escolas e professores perdessem parte do controle sobre seus alunos que tendem a ficar cada vez mais desinteressados no conteúdo apresentado. (VERDADEIRO)

30. Grande parte do diagnóstico de TDAH e da prescrição de Ritalina, a droga da obediência, é desnecessária e resultado da incompetência do sistema de ensino, aliado aos interesses comerciais dos laboratórios, temperado pela omissão dos pais. (VERDADEIRO)

31. A desigualdade social sempre existirá. O sucesso não está na igualdade, pois nenhum de nós é ou será igual a qualquer outra pessoa. O sucesso está na diminuição do abismo entre as classes, incluindo os mais pobres e transformando-os em novos consumidores. (VERDADEIRO)

32. Quem nasce rico morre rico. (FALSO)

33. Estabilidade não existe. (VERDADEIRO)

34. Segurança é a maior conquista de um profissional. (FALSO)

35. A mulher é menos capaz que o homem. (FALSO)

36. Negros são tão capazes quanto os brancos e, apesar do racismo e de heranças históricas, podem vencer as diferenças e ser bem sucedidos e relevantes na sociedade. (VERDADEIRO)

37. Autoestima, complexos de inferioridade e rejeições não são curados com uma lei, mas sim com a evolução da sociedade, o que pode ser resultado de campanhas de conscientização de longo prazo. (VERDADEIRO)

38. Políticos são tratados como produtos pelos publicitários que, durante as eleições, são contratados a peso de ouro, quando passam a determinar o que os candidatos vestem, o que eles dizem e até o tipo de promessa que farão. (VERDADEIRO)

39. Segundo leis em vigor, a responsabilidade de educar e orientar as crianças sobre sua sexualidade é única e exclusivamente dos pais, não cabendo ao estado a interferência no assunto sem a permissão dos pais. (VERDADEIRO)

40. O politicamente correto é uma nova versão de ditadura da opinião aderida de forma inconsciente pela sociedade. (VERDADEIRO)

41. Quem se importa em agradar a todos em todos os momentos fatalmente perderá gradativamente uma parte importante de sua saúde emocional. (VERDADEIRO)

42. Todos podem aprender como prosperar. (VERDADEIRO)

43. FGTS e 13º são benefícios conquistados pelo trabalhador que fizeram grande diferença na vida das famílias. (FALSO)

44. Todos somos vendedores. (VERDADEIRO)

45. É possível empreender sem sair de casa através da internet. (VERDADEIRO)

46. MMN é o mesmo que pirâmide. (FALSO)

47. Dinheiro fácil não existe para um indivíduo que quer crescer honestamente. (VERDADEIRO)

48. Morar em outros países traz uma experiência de vida positiva. (VERDADEIRO)

49. O que você comprou honestamente com seu esforço deve ser protegido por lei como sua propriedade privada. (VERDADEIRO)

50. Sindicato ganha dinheiro fácil e pouco produz. (VERDADEIRO)

51. Se você acha que as coisas no mundo estão de cabeça para baixo e os valores estão invertidos, você faz parte de uma maioria crescente e silenciosa que deseja mudanças. (VERDADEIRO)

52. Quanto mais empreendedores no país, mais impostos são arrecadados e mais riqueza é gerada para a sociedade. (VERDADEIRO)

53. O trabalho dignifica o homem e empreender o enriquece. (VERDADEIRO)

54. Trocar a realização pela sensação de estabilidade, a médio prazo, causa tédio e frustração. (VERDADEIRO)

55. No fundo, toda pessoa deseja ter uma aventura para viver, uma guerra para lutar e uma donzela para resgatar. (VERDADEIRO)

56. Quanto mais evoluída é uma sociedade, mais ela consegue, ao mesmo tempo, nutrir seus desejos individuais sem perder o senso de coletividade que proporciona a boa convivência entre os diferentes. (VERDADEIRO)

57. Individualismo é diferente de individualidade. (VERDADEIRO)

58. Os ricos desejam que os pobres fiquem sempre pobres. (FALSO)

59. É bom para os ricos que os pobres prosperem. (VERDADEIRO)

60. A pobreza é alimentada pela ausência de conhecimento e informação sobre como sair da pobreza. Em vez disso, o vitimismo é alimentado como se nada pudesse ser feito para mudar essa situação pela iniciativa do próprio indivíduo. (VERDADEIRO)

61. Jovem sem experiência não é capaz de se destacar e ser bem sucedido. (FALSO)

62. Experiência é diferente de maturidade. (VERDADEIRO)

63. Enquanto se mora e depende de seus pais você é coadjuvante da vida deles. Ao iniciar sua própria família você passa a escrever seu roteiro e ser o protagonista de sua própria história. (VERDADEIRO)

64. A família deve servir de estímulo e não de desculpa para avançar na realização de seus projetos. (VERDADEIRO)

65. Um país que constrói em sua população uma mentalidade e uma cultura vitoriosas vai prosperar. Um país com mentalidade e cultura medíocres terá necessariamente resultados medíocres. (VERDADEIRO)

66. A quantidade de diplomas pendurados na parede não define seu sucesso e realização. Seu valor no mercado não está relacionado à quantidade de conhecimento acumulado, mas sim ao que você foi e é capaz de fazer com seu conhecimento. (VERDADEIRO)

67. Seus pais, muitas vezes por desejo de protegê-lo, não serão favoráveis aos riscos inerentes às conquistas de seus sonhos. Mas, depois que eles forem alcançados, eles ficarão orgulhosos de você. (VERDADEIRO)

68. Socialistas são humanistas e capitalistas são egoístas. Todo socialista é mentiroso e desonesto. (FALSO)

69. Pense como a maioria e tenha o mesmo resultado que eles. (VERDADEIRO)

70. Sorte é uma questão de estatística. (VERDADEIRO)