12 dicas pra quem deseja ser um empreendedor bem sucedido

1. É preciso ter ambição (o que é diferente de ganância). Sem ambição, ou seja, uma grande fome de crescer, não conseguimos engolir por muito tempo a quantidade enorme de desafios que acontecem todos os dias no mundo dos negócios.

2. Se pelo menos 70% de seu tempo não estiver direcionado à venda de seu produto, seja pessoalmente ou através de uma equipe, significa que você perdeu o seu foco.

3. Não tenha medo de precificar o seu produto no topo do seu setor. Vender mais barato não é necessariamente sinônimo de vender mais. Trabalhe para conquistar um posicionamento com maior valor agregado para alcançar uma margem maior, aplicando o mesmo esforço.

4. Oriente sua gestão para o valor e não para o dividendo. Pense em como você pode modelar o seu negócio para que ele seja um forte gerador de caixa, valorizando o seu patrimônio.

5. Não economize com funcionário ruim. Ser honesto e de confiança não é o suficiente. Tenha sempre os melhores ao seu lado.

6. Em apenas uma folha de papel você deve ser capaz de reunir todos os indicadores de desempenho de sua empresa. De preferência, que todos os setores da empresa tenham claros e públicos os seus resultados estampados.

7. Reconheça os melhores. Funcionários que não cumprem metas e não entregam resultados devem ser ajudados. Não correspondendo, devem ser substituídos por colaboradores mais comprometidos e competentes.

8. A melhor maneira de sua empresa cumprir o seu papel social é tendo sucesso. Empresas que fracassam e quebram deixam muitos desempregados. Logo, o seu sucesso tem função social.

9. Investir em pesquisa e desenvolvimento vale a pena.

10. Celebre as vitórias e exponha para sua equipe os casos de sucessos que sua empresa tem conquistado. Evidencie profissionais que atingiram bons resultados e dê a eles espaço para compartilharem suas experiências.

11. Preencha a agenda de sua empresa com bons exemplos e bons resultados, substituindo o espaço ocupado pelas notícias nojentas do cenário político do país. A cada conquista, repita a frase: “estamos crescendo na crise, porque aqui, decidimos não participar dela.”

12. Trabalhe bastante. Isso é o normal. Empreendedor que chega às 10:30, sai pra almoçar às 12:00h, volta às 15:00 e sai às 18:00h já pode ser considerado um morto-vivo que só falta ser enterrado.

70% dos empregos gerados no Brasil têm origem nas micro e pequenas empresas. Não são as multinacionais e governo os principais empregadores do Brasil.

Você, pequeno empreendedor, homens e mulheres corajosos que sonham com um futuro melhor são os grandes heróis nacionais.
Sua coragem, ambição e vontade de trabalhar é que constroem o país, mesmo em meio a tantos desafios causados pelos burocratas que, além de não produzirem nada, atrapalham.

Eu apoio o empreendedorismo porque o Brasil precisa de mais empreendedores. Sem eles, o emprego cai, a arrecadação cai e o país empobrece.